“As pessoas não fazem as viagens, as viagens é que fazem as pessoas.” (John Steinbeck)

sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

Polónia, Wroclaw, 10 locais a não perder


Ponto prévio: nós adoramos esta cidade e podíamos enumerar bem mais do que 10 coisas que não devem perder. Já a visitamos várias vezes e temos notado que nos últimos anos, pelo facto de começar a ser mais conhecida (foi considerada o melhor destino europeu em 2017), o seu lado turístico é cada vez mais notório. No entanto, é ainda uma cidade super fácil de visitar e sem grandes confusões. Recomendamos mesmo uma visita a esta cidade amiga das crianças. Ficam algumas fotos para a posteridade e os locais que para nós são imperdíveis numa visita a Wroclaw.

1– Praça do Mercado (Rynek) 
É a praça central da cidade, e está cheia de prédios coloridos e extremamente cuidados.





2 – Pontes e Ilhas 
Wroclaw é a “Veneza polaca” com mais de 120 pontes e 12 ilhas. A maioria das pontes são pedonais e ligam pequenas ilhas que na sua maioria são parques de convívios e festas. A minha preferida é a ponte Tumski, que liga as ilhas do Sal e da Catedral e que se encontra cheia de apaixonantes cadeados. 



3 – Caça aos duendes
Não é um local mas são vários locais. É impossível vir a Wroclaw e não ficar rendido às centenas de duendes que povoam a cidade. Sugerimos a compra de um mapa dos duendes, vendem-se no posto do turismo ou em qualquer loja de souvenirs e custam aproximadamente 2€, e partir à aventura pela cidade à procura destas pequenas criaturas. A boa notícia é que Wroclaw é uma cidade fácil de andar a pé e como cada duende tem uma história ficamos a conhecer a cidade e também parte da sua história. Para mais informações ver post com a história e pormenores sobre os encantadores duendes de Wroclaw.





4 – Catedral de S. João Batista 
Umas das Catedrais mais imponentes que conheci. Deslumbrante.



5 – Jardim japonês 
Extremamente cuidado e com imensa variedade de plantas. Os lagos e as quedas de água transmitem uma tranquilidade imperdível. 



6 – Most Pokutnic. 
É uma ponte pedonal que liga as duas torres da igreja de Maria Magdalena. Está localizada a 45 m de altura. E permite ter uma bela vista sobre a cidade. 



7 – Antiga Câmara Municipal 
Um dos edifícios mais bonitos da praça central. Vale mesmo a pena parar e admirar. É maravilhoso.



8 – Fonte e Salão do Centenário 
O Salão centenário é um espaço cultural da cidade e é património mundial da Unesco. A fonte que se encontra junto aos jardins exteriores é uma obra espetacular e é a maior fonte da Polónia. Durante os meses de Verão, há espetáculos multimédia mas durante o Inverno, a fonte passa a ser um maravilhoso ringue de patinagem no gelo.



9 – Wroclaw University Botanical Garden 
Seja de inverno ou de verão este jardim merece uma visita. É um laboratório aberto da universidade. E por falar em universidade, os seus edifícios merecem uma olhar cuidado, são deslumbrantes.


10 – John and Margaret House 
À primeira vista, estas duas casas unidas por um arco podem passar despercebidas. Mas além de pitorescas, cuidadas são um símbolo de resistência. Estas casas sobreviveram a todos os bombardeamentos que a cidade sofreu. Ficam junto à praça central, merecem uma foto e junto delas está o duende mais especial da cidade para nós: o wroclove, o duende do coração na mão. ;)



SHARE:

Sem comentários

Enviar um comentário

Blog Layout Designed by pipdig