“As pessoas não fazem as viagens, as viagens é que fazem as pessoas.” (John Steinbeck)

sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

Polónia, a cidade de Wroclaw


A Polónia não para de me surpreender e cada vez mais, ganha um cantinho especial no meu coração. Desta vez viajamos até à surpreendente cidade de Wroclaw (ou Breslávia). Esta é a cidade onde o meu irmão está a viver, e a verdade é que cada vez que regresso sou surpreendida. Wroclaw, no verão recebe-nos com um lindo céu azul e no inverno, com um lindo manto branco. Esta é uma das mais bonitas e simpáticas cidades que já conheci e onde é muito fácil conhecê-la com crianças. 



Esta cidade polaca fica a 350 km de Varsóvia e a 270 km de Cracóvia. É a terceira cidade polaca mais conhecida. Como toda a Polónia, Wroclaw é uma cidade cheia de história e que sofreu bastante com a segunda guerra mundial. Deve ser das cidades europeias que já teve mais nomes, devido às suas diferentes ocupações. Breslau, é o nome alemão desta cidade. Wroclaw é o nome polaco. Breslávia deriva do latim. E apesar da sua história pesada, Wroclaw soube reinventar-se e hoje é uma das cidades polacas mais dinâmicas. Numa das nossa visitas no verão parte da praça central da cidade estava transformada numa praia. Uma praia na cidade, o quão fixe isto é? Os miúdos deliraram!






É uma cidade com uma rede de transportes muito boa mas onde é super fácil andar a pé. É conhecida pelas suas universidades, e pela sua jovem população que está a fazer da cidade um centro muito interessante e diversificado. É uma cidade nova, cosmopolita e ao mesmo tempo cheia de história. 




Wroclaw cresceu à volta de várias pequenas ilhas todas unidas por pontes. Acreditam que existem mais de 100 pontes?! Algumas são verdadeiras obras primas, e na sua maioria são pedonais. A minha preferida é a ponte Tumski, que liga as ilhas do Sal e da Catedral. É feita em ferro e está repleta de cadeados deixados por jovens apaixonados. As igrejas, os seminários e a arte religiosa também estão por toda a parte nesta cidade.






Mas uma das atrações principais de Wroclaw é a Praça do Mercado. É enorme, e fica apenas a perder (em termos de área) para a Praça da cidade de Cracóvia. Esta praça de Wroclaw é repleta de coloridos prédios estreitos, todos alinhados. Aqui existem imensos restaurantes, cafés, lojas e lojinhas. Aqui fica, também o fascinante edifício da câmara municipal! Ao lado desta praça temos mais uma praça linda onde se situa o mercado das flores. 





É apaixonante passear a pé nesta cidade. E a comida? Sopas e pierogi’s são dos pratos mais típicos. Há para todos os gostos e sabores! A não perder! 



Para delírio dos mais novos e também dos crescidos, a cidade de Wroclaw além de bonita é também mágica! É a cidade dos duendes, dos gnomos. Existem mais de 300 espalhados pela cidade e é preciso estar de olhos bem abertos para os encontrar. 



São imensas as atrações a não perder nesta cidade o jardim zoológico, o Museu Nacional, o jardim japonês, a fonte multimédia, a estação central, as igrejas e catedrais, Acreditem Wroclaw é uma cidade que merece, sem dúvida, uma visita... de olhos bem abertos! ;)


Arrisquem uma visita a esta cidade. Não se vão arrepender. Na primeira vez que a visitamos não havia voos diretos (fazíamos escala em Londres ou Paris) mas já repetimos várias vezes este destino e agora já temos desde o Porto e Lisboa. Vale a pena a visita, acreditem.



SHARE:

Sem comentários

Enviar um comentário

Blog Layout Designed by pipdig