A 20 minutos de Cracóvia fica a localidade de Wieliczka onde está localizada a segunda atração polaca mais concorrida em termos turísticos: as minas de sal de Wieliczka.
Mais de 1 milhão de pessoas visita todos os anos estas minas. E a verdade é que é impressionante e indescritível o que encontramos a tantos metros de profundidade.
As suas escavações atingem uns gigantescos 327 metros de profundidade e mais de 300 km de túneis!
No seu interior encontramos lagos e galerias que são verdadeiras obras de arte e o mais incrível é que tudo ali foi construído pelos mineiros que trabalhavam nas minas. E tudo feito de sal! Já imaginaram? :)
Esta mina é hoje em dia um verdadeiro museu subterrâneo com galerias, capelas e figuras esculpidas de sal que vão contando a história da mina ao longo do percurso. Mas uma das maiores atrações da mina é a chamada “Catedral de Sal” uma impressionante igreja construída a mais de 100 metros de profundidade e onde todos os domingos se realiza uma missa! É a maior igreja subterrânea do mundo!
Ainda no seu interior e já no final do percurso encontramos ainda uma loja de recordações, onde é possível comprar pequenas esculturas feitas em sal. Há ainda uma bela e impressionante sala de eventos, onde se realizam casamentos, banquetes, concertos e jantares!
A verdade é que estas minas existem desde o século 13 e até 2007 ainda produziram sal. E em 1978 foram declaradas Património da Humanidade pela UNESCO. São sem dúvida um local a visitar!
Pequenas notas:
- Todas as visitas são guiadas;
- O percurso começa com a descida de mais de 300 degraus!
- O regresso à superfície é feito de elevador.
- Durante o percurso o melhor é não pensar que estamos a tantos metros de profundidade. Confesso que em alguns momentos, e apesar dos espaços serem sempre amplos, me senti um pouco claustrofóbica.
- Nós fizemos este tour e adoramos!
Sem comentários
Enviar um comentário