“As pessoas não fazem as viagens, as viagens é que fazem as pessoas.” (John Steinbeck)

segunda-feira, 18 de março de 2019

Polónia, Cracóvia, 10 locais a não perder


Cracóvia é uma cidade fácil de conhecer e surpreende-nos a cada esquina. Foi a minha terceira visita a esta encantadora cidade polaca. Sabem aquelas cidades ótimas para uma escapadinha a dois? Cracóvia é uma dessas cidades. Nesta viagem não levamos os miúdos, e esta foi uma decisão pensada e ponderada. Cracóvia é uma cidade cheia de História, e muita dessa História está relacionada com segunda guerra mundial, com a invasão alemã, com os doentios campos de concentração e com o massacre indescritível e desenfreado sofrido pelos judeus. Queríamos visitar vários locais onde as crianças tão pequenas não são aconselhadas a estar. Locais onde a dor ainda está presente, onde o silêncio é pesado e onde as barbaridades cometidas não são fáceis de explicar a crianças de 3 e 6 anos. Um dia quem sabe regressaremos mais uma vez a esta cidade, já com eles mais crescidos e conscientes. Cracóvia merece sem dúvida uma visita calma, uma visita de pés no chão e amor no coração. Há recantos incríveis nesta cidade prontos a serem descobertos. Aqui ficam algumas das fotos para a posteridade e o nosso top 10 de locais a não perder. 

1. Praça do Mercado de Cracóvia 
A Rynek Glowny é o coração da cidade. É uma das maiores praças da Europa, e a maior da Polónia. Esplanadas, bares, restaurantes não faltam por aqui. 




2. Basílica de Santa Maria 
É um dos monumentos mais representativos da cidade e merece sem dúvida uma visita. As suas duas torres de diferentes alturas são conhecidas em todo o mundo. 



3. Torre da Antiga Câmara Municipal 
Localizada em plena Praça do Mercado esta torre de 70 metros de altura é a única parte que sobreviveu da antiga câmara municipal. É possível subir e apreciar as vistas soberbas sobre a cidade. 


4. Castelo de Wawel 
É, sem dúvida, uma das principais atrações da cidade. Este majestoso castelo é enorme e reserva dentro dele várias atrações turísticas, incluindo o famoso Dragão de Wawel. As vistas do castelo sobre o rio são fabulosas. 





5. Kazimierz, o Bairro Judeu 
Este foi uma das zonas mais afetadas da cidade durante a invasão alemã e os judeus que aqui viviam foram dos mais sacrificados. No entanto, foi aqui que parte do filme “A Lista de Schindler” foi filmada e a partir dessa altura o bairro começou a ganhar nova vida. Hoje é uma das zonas de Cracóvia mais famosas e movimentadas com vários bares e restaurantes e onde cultura judaica ainda está bem presente por lá. 







6. Fábrica de Oskar Schindler 
Do outro lado das margens do rio, encontra-se a famosa fábrica de Oskar Schindler. Hoje a fábrica é um museu e apresenta uma exposição permanente intitulada “Cracóvia sob a Ocupação Nazi entre 1939 e 1945“ e merece sem dúvida uma visita! Este é um museu muitíssimo concorrido e recomendamos a compra prévia dos bilhetes ou visitas guiadas. 




7. Praça Bohaterów 
Perto da fábrica de Oskar Schindler encontra-se esta praça de homenagem aos judeus. Esta era a praça principal do gueto, era aqui que os judeus eram selecionados e transportados para os campos de concentração. Hoje a praça está cheia de cadeiras, uma homenagem de Roman Polanski para lembrar os judeus que tiveram que sair de suas deixando toda uma vida para trás. 



8. Campos de concentração de Auschwitz e Birkenau 
Sensivelmente a 80 km de Cracóvia fica o complexo Auschwitz -Birkenau. Aqui mais de um milhão de judeus foram assassinados e estes campos de puro extermínio dispensam apresentações. Quem vai visitar sai efetivamente diferente deste lugar. Estes campos merecem uma visita guiada. Ouvir e ver para não mais esquecer. 

Nós fizemos este tour e correu tudo muito bem. Aprovado! 




9. Minas de sal de Wieliczka 
As minas de sal de Wieliczka são património da Humanidade e recebem atualmente 800.000 turistas por ano! É surpreendente a visita a esta minas: as suas catedrais subterrâneas construídas de sal, e os seus lagos deixaram-me fascinada! Este é mais um museu muito concorrido e recomendamos a compra prévia dos bilhetes ou visitas guiadas. 

Nós fizemos este tour e gostamos muito. 



10. Barbakan e Portão de S. Floriano 
Estas interessantes construções são o que resta das fortificações medievais que protegiam a cidade de Cracóvia. Vale a pena passar por lá e admirar a entrada na praça do mercado a partir desta entrada na cidade.



SHARE:

Sem comentários

Enviar um comentário

Blog Layout Designed by pipdig