“As pessoas não fazem as viagens, as viagens é que fazem as pessoas.” (John Steinbeck)

terça-feira, 2 de abril de 2019

Portugal, Porto, 12 locais a não perder



O Porto é a nossa cidade. É o nosso Porto de abrigo. É a cidade que levamos sempre connosco e que nos abraça quando regressamos. O Porto são as pessoas calorosas, são os recantos coloridos, e a vida vivida muitas vezes de improviso. O Porto é o “velho casario” e o “rio que se estende até ao mar.” O Porto é o Porto e não há outra cidade igual. 
Depois de vários pedidos aqui fica o nosso top 12 de locais imperdíveis no Porto. São locais turísticos, mas essenciais para quem visita a cidade. Fica também já prometido um post com os locais mais fotogénicos e (ainda) escondidos desta (nossa) encantadora cidade. 


1. Torre dos Clérigos 
É um dos monumentos emblemáticos do Porto, da autoria de Nicolau Nasoni. Vale a pena subir pois as vistas são únicas! 



2. Ponte D. Luís 
Atravessar a pé o tabuleiro superior da ponte a apreciar a paisagem sobre o rio Douro devia ser obrigatório numa primeira visita ao Porto. 



3. Ribeira de Gaia 
É deste lado do rio que temos a melhor vista para o Porto e, também é aqui que estão as famosas caves do vinho do Porto e que merecem uma visita. 



4. Jardins do Palácio de Cristal 
Em pleno centro da cidade temos estes encantadores jardins, onde não faltam espaços verdes, soberbas “varandas” sobre o rio douro, e vistas magnificas da foz do rio e do mar. A entrada é livre e, também, devia ser passagem obrigatória. 




5. Avenida dos Aliados 
É a “sala de visitas” da cidade. Os seus monumentos, os seus edifícios agora quase todos restaurados, a imponente Câmara municipal, os seus cafés e as suas pessoas fazem desta avenida a mais marcante da cidade. 




6. Foz do rio Douro
A Foz do Porto, vai muito para além das praias. Há bares e petiscos, há esplanadas, há jardins, há uma pérgola incrível, há um farolim lindo e há descanso e paisagens únicas. 





7. Livraria Lello 
É das livrarias mais antigas e, dizem, das mais bonitas do mundo. É conhecida em todo o mundo e, a sua imponente escadaria serviu de inspiração a J. K. Rowling para a construção dos cenários de Hogwarts, da saga Harry Potter. Vale muito mas muito a pena a visita! É cobrado um valor na entrada que depois pode ser descontado na aquisição de um livro, por exemplo. 



8. Estádio do Dragão
Falar do Porto e não falar do seu mais importante clube, o F.C.Porto, não é possível. O Estádio do Dragão inaugurado em novembro de 2013 é uma obra prima e merece uma visita. 


9. Parque da cidade 
Com mais de 80 hectares é considerado o pulmão da cidade. É, também, o maior parque urbano do país, tendo a particularidade de se estender até à praia. 




10. Casa da Música 
É a sala de concertos da cidade e um ícone da arquitetura contemporânea. Há visitas guiadas e um restaurante no piso superior com uma vista fascinante sobre a famosa rotunda da Boavista. 



11. Serralves 
A Fundação Serralves tem um dos jardins mais bonitos e cuidados da cidade. Além destes maravilhosos jardins é aqui que está o Museu de Arte Contemporânea da cidade, e a famosa casa cor de rosa “Casa de Serralves”. 




12. Mosteiro da Serra do Pilar 
Localiza-se em Gaia, junto à Ponte D. Luís e é Património da Humanidade. E é do seu terraço, de acesso público, que se tem uma vista panorâmica da cidade do Porto. Aquela vista de cortar a respiração e de levar no coração.




SHARE:

Sem comentários

Publicar um comentário

Blog Layout Designed by pipdig