“As pessoas não fazem as viagens, as viagens é que fazem as pessoas.” (John Steinbeck)

terça-feira, 8 de outubro de 2019

Aprender e crescer ao viajar


Viajar é sair da nossa zona de conforto, é deixar o nosso espaço e ampliar horizontes. Quer seja uma viagem ao nosso país vizinho, uma viagem a uma cidade europeia ou uma viagem ao outro lado do mundo; em qualquer uma temos sempre a possibilidade de experimentar o desconhecido e de abrir os braços e a mente a novas experiências.

Londres
A verdade é que quando planeamos uma viagem, quando pegamos na mala e vamos estamos a desafiar-nos, estamos a crescer. Lembro-me de estarmos os quatro na Polónia e de os pequenos perguntarem várias vezes, porque é que lá não falavam português, ou inglês, ou francês: “mas afinal ainda existe mais línguas do que estas, mamã? Nunca vamos aprender todas...” 

Ou de estarmos em Londres, numa das zonas mais carismáticas e mais alternativas, dentro da já alternativa cidade de Londres, o bairro de Camden Town e de os meus miúdos brincarem com meninos de cabelos azuis, com outros de olhos rasgados e de sorrisos doces, com meninos vestidos de astronautas, e vigiados por mães vestidas de negro, onde a burca lhes deixava ver o mundo mas lhes cobria todo o resto do corpo. Brincaram na rua com meninos de pés descalços, e com outros que pareciam reis importantes e que tinham um sotaque tão distinto dos nosso. 

Foi, também aqui, nesta viagem neste momento de brincadeira dos miúdos que mais uma vez percebi que o essencial estava ali, que viajar é aprender a diferença. Que a diferença existirá sempre na nossa vida, quer seja na língua, na culinária, nos costumes, nos estilos de vida, na roupa, na religião, no clima, nos hobbies, ... Mas que lado a lado com a diferença existe a partilha e o respeito, e tenho a certeza que em cada viagem os meus miúdos trazem na bagagem muito mais do que o que levam.

Polónia

Londres
E tu, quando é que arriscas e te aventuras a abrir um bocadinho mais os braços ao mundo? 

Arrisca, aprende, viaja! E encontra os melhores voos em Momondo.
Link para pesquisa de voos: voos momondo

O momento é agora! :)



Este post contém links de afiliados.


SHARE:

Sem comentários

Enviar um comentário

Blog Layout Designed by pipdig